Sala de aula

O valor Da Amizade

O Valor da Amizade
Diz a sabedoria popular que: “quem tem um amigo tem um tesouro”. Um provérbio árabe ensina que: “pode-se viver sem um irmão, mas não sem um amigo”.
Realmente a amizade é algo necessário em nossas vidas, uma das maiores manifestações de amor, esvaziamento e doação que podemos oferecer às pessoas que amamos e que queremos bem.
Quando amamos sinceramente a um amigo, devemos fazê-lo sem nenhum sentimento de posse. Nossa amizade deve ser sempre leal e desinteressada.
Normalmente, nosso amigo não é nosso parente, não tem nosso sangue e nem nosso nome, é apenas aquela pessoa a quem muito queremos e nos afinamos.
Com ele, aprendemos amar, renunciando a todo desejo de posse. O verdadeiro amigo é aquele que sempre está pronto a doar. O bom amigo se conhece na adversidade através da palavra de conforto, do conselho e da mão amiga que sempre nos infunda confiança e segurança.
Como é bom sentir que o amigo nos aceita como somos, sem críticas nem censuras, e que, apesar de nossos erros e defeitos, estão sempre prontos a nos compreender e a nos querer bem.
Doe sempre mais aos seus amigos demonstrando-lhes o valor da amizade, mas nunca espere ser correspondido.
Lembre-se de Jesus que nos amou com fidelidade e sem limites, até mesmo diante da fraqueza de Judas, relevou suas faltas e na hora do beijo supremo da traição, ainda o considerou amigo.
Releve também as faltas e os erros de seus amigos e cultive sempre a amizade, pois ela se assemelha a uma plantinha que precisa ser irrigada, adubada e tratada com afeto e carinho.
O verdadeiro amigo é uma bênção divina, porque ele nos fortalece nas horas difíceis, nos estimula e nos incentiva ao crescimento e ao progresso.
Cultivar, amizades sinceras é como amealhar, paz, alegria e progresso na senda espiritual que nos aguarda.

Dia dos Namorados


O que é, na verdade, o dia dos namorados?

Na história é um dia santo mesmo. No início dos anos d.C., o imperador Cláudio II queria que os jovens se alistassem no exército para formar uma poderosa tropa e acreditava que, os jovens não tendo família, seria mais fácil de convencê-los do objetivo. Só que mesmo proibido perante a ordem do imperador, havia um bispo romano que continuou a celebrar casamentos: Valentim. As cerimônias eram realizadas em segredo e, ao ser descoberto, foi preso e condenado à morte. Durante o período que Valentim esteve preso, jovens apaixonados lhe mandaram bilhetes dizendo que acreditavam no amor, mandavam-lhe flores e demonstravam o carinho por Valentim. Entre essas pessoas estava Assíria, uma menina cega, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “De seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Língua Portuguesa

O valor de uma vírgula 


Uma vírgula muda tudo.


 
1. Vírgula pode ser uma pausa… ou não.
Não, espere.
Não espere.
 
2. Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.
 
3. Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.
 
4. Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
 
5. E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
 
6. Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
 
7. A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.
 
Detalhes adicionais:
SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
- Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.
- Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.